Amy como queremos lembrar *snif* |
Depois de ver um tsunami de notícias sobre a Amy, todos ja estão mais que cansados de tanto ouvir seu nome, suas musicas e tudo mais. Mas eu percebi que todos estão a engrandecendo sem ao menos saber algo sobre ela, e isso me deixou tão triste quanto a notícia de sua morte. Como conhecedora (quem nao conhece tudo sobre ela agora?) e fã assumida desde os tempos do Frank (seu lindo debut), vim tentar salvar a pátria fazendo uma review digna, sincera e muito, muito pessoal.
Mas por quê justamente o Back to Black? Eu explico: apesar do Frank ser um album lindo, o BtB é mais interessante. Em primeiro lugar, defendo a idéia de que a Amy, mesmo cantando soul, tem seu espaço garantido no mundo do rock n roll, e não é por ter morrido aos 27. Ela teve uma postura "rock n roll" durante toda a vida, e isso se refletiu muito nas letras de suas musicas, principalmente em seu ultimo album.
1. Rehab: Eu fiquei completamente perplexa ao ver em pleno domingão (um dia apos sua morte) o Zeca Camargo dizendo que a letra de Rehab era um pedido de socorro de Amy, passando o clipe com a tradução e mais nenhum comentario, algo que soou totalmente irônico, do tipo "tirem suas proprias conclusoes". Desabafei mesmo. De resto, todo mundo ja sabe né? "No no no".
2. You know I'm no good: Minha música favorita da Amy. Ela me lembra "Killing me softly", nem perguntem porquê. Acho que esse é o verdadeiro grito de liberdade do disco, onde ela diz "eu te disse que era um problema, voce sabe que eu nao presto".
3. Me and Mr. Jones: Eu adoro ouvir essa musica de manhã. Eu até hoje não sei quem é esse tal de Mr. Jones, mas ele deve ter ficado orgulhoso, é uma ótima musica.
4. Just Friends: A levada da musica é o que eu descrevo como
5. Back to Black: Mistura dor de cotovelo, sofrimento, orgulho e blues (existe algo mais sádico que blues, meus caros?). Eu a considero "a" inovação da década. Essa será a musica da qual eu me lembrarei dos anos 2000 pra sempre. Se você achar algo parecido com essa musica em qualquer pedaço da história da humanidade, está a vontade para soltar os cachorros em cima de mim.
6. Love is a Losing Game: essa é a musica mais
7. Tears dry on their on: Se a dignissima tivesse que ter orgulho de algo, teria dessa música. Sabe aquele papo do conselho de bar? Amy Winehouse fazendo escola com seus conselhos.
8. Wake up alone: Minha segunda favorita. Nem Love is a losing game arrancou tantas lagrimas de mim quanto essa. Senti o quão sozinha vou acordar (desculpem o trocadilho) depois que Amy se foi, e a letra fala muito disso.
9. Some unholy war: anda estou afetada pela Wake up alone :\
10. He can only hold her: Essa me lembra muito o "Frank", e todas as cantoras modernas de soul.
11. Addicted: Essa musica me faz rir de verdade. A letra (que eu tenho certeza que aconteceu de verdade) retrata uma especie de briguinha, onde alguém consumiu todas as drogas dela, ela fica
Bom, sem mais, é um album bom de verdade.. me dá a mesma sensação de quando ouço Moby pela manhã (elevação rs). Amy fará falta, com toda certeza.
ps: eu queria muito estar fazendo uma review sobre seu novo album, algo que provavelmente não acontecerá... mas me conformo, sabendo que tudo o que ela ja fez foi o bastante pra marcar. Eu pelo menos sentirei muita falta dessa pequena bitch e suas letras sinceras.